sexta-feira, 28 de dezembro de 2012


Casa mais verde                             Destruição do cerrado
                                 
Caliandras, ipês, capivaras, savanas de largas extensões que abrigam uma das mais ricas faunas do território brasileiro e escondem outras riquezas do mundo silvestre compõem o tecido de uma das regiões mais exploradas das américas por pesquisadores de várias especialidades e instituições do país e do exterior. Este é o cerrado, que hoje começa a ser lembrado como o segundo maior bioma brasileiro, e o que merece mais atenção dos órgãos preservacionistas. São mais de 12 mil espécies de fauna e flora que habitam o bioma do cerrado.
Presente em 11 estados brasileiros, a região se estende por mais de 2 milhões de quilômetros quadrados e já teve pelo menos 45% de suas matas devastadas cerca de 900 mil quilômetros quadrados de áreas verdes destruídas. Apenas 4% do cerrado estão sendo cultivados de forma sustentável ou 80 mil quilômetros quadrados. O cerrado ficou mais exposto à ação humana a partir dos últimos 20 anos, quando se acelera o corte de árvores nativas para o cultivo da soja e do milho, principalmente.
Amazônia. Apesar da redução do ritmo de desmatamento na Amazônia nos últimos cinco anos, a área total derrubada já representa 15% da floresta original. O processo acentuou-se nas últimas quatro décadas e foi concentrado nas bordas sul e leste da Amazônia Legal, o chamado arco do desmatamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!