quinta-feira, 3 de julho de 2014

Para fugir da crise na Grécia, jovens criam comunidade sustentável e vivem menos dependentes do dinheiro

O problema central de uma crise econômica: o dinheiro. A possível solução para uma crise econômica: não depender do dinheiro para viver.
Foi através desta premissa básica que foi fundada, na Grécia, por quatro jovens de Atenas, a comunidade sustentável Free and Real, sigla para Freedom of Resources for Everyone, Respect, Equality, Awareness and Learning (Liberdade de Recursos para Todos, Respeito, Igualdade e Aprendizado).
Criada há três anos na ilha de Evia, a Free and Real é uma sociedade alternativa formada por dez moradores em tempo integral e mais de cem que residem no local durante alguma parte do ano. Na comunidade, todos se alimentam da comida produzida pelas próprias mãos. Não há energia elétrica e eles moram em cabanas comunitárias também construídas pelos próprios moradores. Todo o excedente da produção é trocado em um o vilarejo por produtos de que necessitem. É como se voltassem ao tempo em que a economia era baseada no escambo.
“Quando tomei a decisão de abandonar a cidade e morar neste pedaço de terra, fiquei um pouco nervoso. Mas agora não consigo me imaginar naquele estilo de vida outra vez”, disse, em entrevista à BBC, o webdesigner Apostolos Sianos, um dos fundadores da comunidade.
A ideia de criar a Free and Real surgiu em 2008 em um fórum da internet. Para os jovens fundadores, a Grécia já estava em crise na área da educação, no sistema de saúde e meio ambiente.
Com o agravamento do problema econômico, que ganhou destaque em 2010, o estilo de vida alternativo tem sido mais procurado. Muitos interessados buscam a comunidade para aprender técnicas de vida sustentáveis e saber mais sobre agricultura orgânica.
“A crise financeira grega está dando uma enorme oportunidade às pessoas para verem que o sistema em que vivem não está funcionando, então podem começar a procurar alternativas”, acredita Sianos.

Abaixo, você pode conferir uma galeria de imagens feitas na comunidade.
































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!