quarta-feira, 18 de junho de 2014

Turbina eólica flutuante poderá levar energia para o mundo inteiro
Ainda há hoje em dia um alto número de pessoas sem acesso à energia elétrica; tão alto que segundo a ONU são mais de 1,3 bilhões de pessoas, aproximadamente em cada 5 pessoas no planeta. Por conta disso, a startup Altareos criou algo que poderá levar luz para dentro das casas dessas pessoas e melhorar suas condições de vida.

O projeto chama-se BAT (que en inglês quer dizer “morcego”)- Buoyant Airbone Turbine. E o que é isso? É uma espécia de turbina eólica flutuante! Quando preenchida com gás hélio, a tecnologia revolucionária é conectadas com sistemas de monitoramento de condições meteorológicas para, automaticamente, alinhar sua posição contra o vento visando melhorar sua eficiência. Além disso, por chegar a uma altura de aproximadamente 1000 pés, 305 metros, a turbina é três vezes mais alta que as turbinas convencionais e isso possibilita o dobro de aproveitamento dos ventos.

Um protótipo já foi criado e testado na cidade de Maine, nos EUA, e agora o projeto está sendo posto e prática. A cidade de Fairbanks, no Alaska, receberá a BAT por conta do investimento de US$1,3 milhões feito pela distribuidora de energia da região. Graças a essa parceria, foi possível tirar a BAT de vez do papel e começar a cumprir sua promessa: levar energia, limpa, às pessoas sem acesso à energia elétrica.

Essa primeira fase terá a duração de 18 meses para demonstração comercial, depois disso o objetivo do grupo é expandir e levar a turbina flutuante para locais carentes, como a África, ou locais que fazem uso de fontes sujas de energia, como o diesel. Segundo os idealizadores do projetos, uma BAT tem capacidade para abastecer 12 casas; e ainda afirmam que o sistema é de fácil instalação sem precisar de nenhum estudo de solo nem nenhum guindaste para por de pé, assim como são as atuais.

Fonte: Green Nation

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!