sábado, 9 de março de 2013


Pantanal
O Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil km²de extensão, altitude média de 100 metros, situado no sul de Mato Grosso e no noroeste de Mato Grosso do Sul, ambos Estados do Brasil, além de também englobar o norte do Paraguai e leste da Bolívia (que é chamado de chaco boliviano), considerado .pela UNESCO Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera, localizado na região o Parque Nacional do Pantanal. Em que pese o nome, há um reduzido número de áreas pantanosas na região pantaneira. Além disso, tem poucas montanhas, o que facilita o alagamento.

As principais ameaças ao Pantanal

O Pantanal é um verdadeiro santuário essencial para aves migratórias,
viveiro para a vida aquática e refúgios para criaturas como o jacaré preto, veado, onça e outros milhares. As principais atividades humanas que ameaçam os ecossistemas do Pantanal são:
Pesca comercial- A pesca está concentrada em algumas poucas espécies e provavelmente não é sustentável.Torneios Nacionais e Internavcionais de pesca desportiva- O rio Paraguai e seus afluentes são o foco principal para essas atividades da pesca.
Pecuaria de bovinos- Cerca de 99% das terras no Pantanal é de propriedade privada para fins de agricultura e pecuária. Existem 2500 fazendas na região e até oito milhões de cabeças de gado.
A erosão e sedimentação causadas por esta atividade altera as características do solo e hidrológicas do Pantanal, como consequência, as espécies nativas estão ameaçadas pela mudança do ecossistema.Caça e tráfico de espécies ameaçadas de extinção- Repteis, felinos e papagaios sã exemplos de espécies selvagens que estão particularmente expostos ao risco pela industria do contrabando devido ao seu alto valor no mercado negro.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!